sábado, 21 de agosto de 2010

TIRE SUAS DUVIDAS

entre e pergunte que te respondo

153 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. boa tarde!
    tenho 4 quartos todos com chuveiro de 5500W cada, e quatro ar de 12000btu
    a fiaçao do padrao e de 10 mm e disjuntor 70a, quando liguei os quatro chuveiro medi com amperimetro na entrada acusou corrente de 138a com deligamento do disjuntor. vou trocar a fiaçao para 35mm com disjuntor de 100a . minha damanda de 30KW? qual sua opiniao?

    ResponderExcluir
  4. Somente com os 4 chuveiros ligados na posição inverno, daria um pouco mais de 100A. Deve haver mais carga ligada neste circuito ou algum problema com a fiação !
    Talvez tenha que trocar a fiação de rua até o medidor.
    Consulte um profissional pra fazer este serviço !

    ResponderExcluir
  5. Boa noite.
    Estou com um problema aqui em meu apartamento e gostaria de saber sua opinião.
    No banheiro tem uma lâmpada que ultimamente não está funcionando, mas só no período da noite, pois ela funciona normalmente o dia todo, isso vem acontecendo já ha una 4 dias.
    Oque acha que pode ser?
    Acredito que alguém fez um (gato) em nossa rede, pois chega determinado horário do dia que ela funciona normalmente, e quando começa a escurecer ela para de funcionar.
    São aquelas lâmpadas longas com reatores.
    Agradeceria muito se conseguisse tirar essa dúvida.
    Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se ela fica ruim só no período da noite e porque vc usa mais lampadas em sua residencia pode ocorer queda de tensao a rede da lampada pode esta ligado em alguma fiaçao de tomada

      Excluir
  6. Ola amigo sou novo no seu blog gostaria de saber como faço para passar um motor de 20cv de 460 volts para 220v, na placa so tem a ligação de 460v tem motores que tem as ligações de 200/380/480 na placa mais esse motor só tem uma ligação de 460

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse motor tem que ter doze pontas se não tiver terá que trocar ou desmontar e abrir as pontas.

      Excluir
  7. SE EU USO UM RELÉ TEMPORIZADOR É PRECISO PROGRAMA-LO PARA OBTER O SEU ACIONAMENTO?

    ResponderExcluir
  8. dúvida muito grande

    Gente quem souber me ajuda....eu estou auxiliando num projeto de instalação elétrica de um Hospital,onde o sistema é monofásico..E quando olhei o diagrama unifilar,me deparei com uma grande dúvida..Em um sistema minofásico havia pontos de exaustores de 220v....e isso não entendi..Como eu posso ter 220 v(2 fases) quando meu sistema é monofásico...por favor quem souber me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o projetista planeja o ramal de entrada trifasico,e distribui as cargas monofasicas nas tres fases , desta forma reduz a bitola dos cabos de distribuicao ,e ocorre o balanceamento das cargas

      Excluir
    2. todo projeto Andressa Martins é passivo de alterações verifique com o engenheiro o mais viavel se você adquiri exaustores monofásico ( 127V ) ou substitui a entrada por 220V ( 2F + N )

      Excluir
  9. Bom dia,
    Temos um rancho de pesca e estamos tentando colocar energia nele, o lugar mais próximo onde tem energia (110 / 220) fica a 900 metros de distancia, , , nossa cidade é pequena e não temos muitos eletricistas , mas conversei com dois e um deles me disse que o cabo TRIPLEX de 16mm serve muito bem para essa rede que queremos puxar para o rancho, mas o outro eletricista ficou na duvida, e não nos deu certeza da energia, gostaria de sua ajuda para saber se esse cabo serve para nos visto que o valor dele fica um pouco caro e não podemos desperdiçar o dinheiro e o cabo?? ? ? OBS.: Todos os nossos aparelhos são 110 v. (2 Geladeiras, 1 TV com receptor, 6 bocais de lâmpadas, 1 chuveiro, 1 Liquidificador, 1 bomba d agua, e 2 ventiladores.)
    Sera que esse cabo nos serve para usarmos todos esses equipamentos ??

    ResponderExcluir
  10. Bom dia,
    Tenho aquecedores eléctricos em todas as peças da casa e todos eles estão ligados a um disjuntor do quadro eléctrico, gostaria de saber se existe algum tipo de termostato ou algo parecido que ligue directamente a esse disjuntor assim quando a temperatura desejada for atingida corta a energia a todos os aquecedores e quando a temperatura baixa a corrente volta.
    Aguardo resposta, Obrigado

    ResponderExcluir
  11. o fio terra do meu chuveiro quebrou a parte de dentro que enfia dentro do chuveiro.posso deixar assim mesmo??

    ResponderExcluir
  12. Bom dia

    Gostaria de saber se em uma residencia com fiaçao eletrica antiga e possivel instalar ar condicionado ,só que 110v,poderia me ajudar

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde! Choveu forte onte à noite e a uz apagou na rua toda. Hoje pela manha notei que a lãmpada do meu quarto não acendeu. Trocou por 3 lâmpadas diferentes e nenhuma acende, porém as tomadas do quarto funcionam normalmente.
    O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  14. testei a instalação do ventilador de teto deu certo ,depois fui ligar e caiu o dijuntor da iluminaçao que é de 10, o que fazer?

    ResponderExcluir
  15. Moro em uma cidade onde a voltagem é 110V e estou de mudança para uma cidade onde a voltagem é 220V. Não quero ter que comprar novamente, geladeira, fogão, lavadora de roupas, secadora, aspirador de pó, secador de cabelo, liquidificador, juicer, televisão, aparelho de DVD... Pelo menos não tudo. Gostaria de saber para quais eletrodomésticos o uso de um transformador é indicado e qual você não aconselharia de jeito nenhum. E é verdade que o transformador aumenta o consumo de energia e aproximadamente 5%.

    ResponderExcluir
  16. bom dia !
    a casa que moro a energia não é muito confiavél pois não posso deixar meu chuveiro muito tempo ligado por conta dos fios , gostaria de saber se essa energia suporta um ar condicionado portatil ou split
    oque devo fazer gostaria de uma opiniao
    obgado

    ResponderExcluir
  17. Bom dia. Gostaria de saber porque a soma vetorial das correntes entre dois condutores eh zero e porque os campos magneticos se anulam..ate agora a resposta que tive foi q a lei d kirchoff estabelece isso..gostaria de uma resposta pratica q me converca .tipo..os campos sao nulos porque acontece isso assim r assim.entendeu?..aguardo resposta por e-mail...gmagalhaes140@gmail.com...frato pela atencao
    giovanny magalhaes

    ResponderExcluir
  18. gostaria de saber se o eletricista pode trabalhar sozinho e se isto consta em alguma norma

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de saber qual o valor em media custa para fazer uma nova ligação energia elétrica residencia possui 3 casas com apenas 2 ligações.

    ResponderExcluir
  20. Pra quê esse cara faz um blog, diz que vai tira duvida e depois não respode ninguem? PQP, oohh gentinha viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também não entendo...será que ele responde em particular para cada um ? poderia avisar na pag. , o procedimento...

      Excluir
  21. Oi tenho um cortador de gramas 2500watts, qual melhor cabo de energia preciso comprar?
    grato

    ResponderExcluir
  22. posso usar 2 cabos 6 mm em pararalelo substituindo 1 cabo de 50 mm

    ResponderExcluir
  23. Oie amigo, eu fiz um curso basico de Eletricista de baixa tensão... Eu queria saber detalhosamente uma maneira bem simples de instalar ventilador de této em um této de gesso, pois vou pegar uma óbra que tem esse tipo de této, ae eu queria saber como intalar...

    Meu email é : ada.clube@hotmail.com
    meu facebook tambem é : ada.clube@hotmail.com me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  24. http://www.hotgaylist.com/watch/video/NDU3NjVz/Men.com-video

    ResponderExcluir
  25. Boa noite. Tenho uma dúvida que está me matando, sou completamente leigo quanto a elétrica, curioso sim, mas não a ponto de ser entrujão numa área que exige muito conhecimento e segurança.
    Tenho dúvida de qual instalação será necessária, como já dito não entendo nada, mono, bífasico, trífasico, 127v, 220v e 380v. A questão é:

    Instalação de relógio, qual utilizar? Já que mesmo a concessionária de energia (LIGHT RJ) instalando terei de arcar com preparação residencial por técnico capacitado, mais a curiosidade não me deixou satisfeito, rsrs...
    Os maquinários que usarei em garagem (onde será unicamente para isso) são:
    * 1 maquina de solda 380v trifásica:
    * 1 esmerilhadeira de 1.000w 220v mono
    * 1 retificadeira de 1.800w 220v mono
    * 1 moto esmeril q não lembro no momento a potência.

    Poderia me ajudar quanto a esse problema? Fico grato e por favor, não se surpreenda com minha total falta de conhecimento de elétrica (mesmo trabalhando c soldagem, rsrs).

    ResponderExcluir
  26. Perdão...esqueci de mencionar a Capacidade de alimentação da máquina de solda...9Kva e de 315 amperes de saída.

    ResponderExcluir
  27. Olá Rosalvo, a conta de luz da minha mãe está altíssima. Recentemente fiz o teste de fuga e o relógio não piscou. A bitola utilizada é 4mm² para toda casa com retorno de lâmpada de 1,5mm². Chuveiro com 6mm², chave do padrão geral de 40A. Já da caixa de distribuição 35A chuveiro e 20A tomadas e luz. Na época eu mesmo que fiz a instalação,pois não tinha dinheiro para paga eletricista. Detalhe: Aparelhos- televisor, tanquinho, dvd .A casa é bem escurecida, não tem muita luz natural e, a luz da cozinha fica acesa o dia inteiro porém ela é de 15kw (econômica fluorecente). A instalação foi feita Há + - 16 anos. O sistema é monofásico 110v. Estou pensando em mudar a fiação para 2,5 com retorno de 1,5 e manter 6mm2 para o chuveiro. O que você acha? O aterramento é no próprio padrão. Meu e-mai é mendesss58@gmail.com se preferir enviar a resposta por ele. Obrigado!

    Urlen

    ResponderExcluir
  28. Olá Rosalvo, a conta de luz da minha mãe está altíssima. Recentemente fiz o teste de fuga e o relógio não piscou. A bitola utilizada é 4mm² para toda casa com retorno de lâmpada de 1,5mm². Chuveiro com 6mm², chave do padrão geral de 40A. Já da caixa de distribuição 35A chuveiro e 20A tomadas e luz. Na época eu mesmo que fiz a instalação,pois não tinha dinheiro para paga eletricista. Detalhe: Aparelhos- televisor, tanquinho, dvd .A casa é bem escurecida, não tem muita luz natural e, a luz da cozinha fica acesa o dia inteiro porém ela é de 15kw (econômica fluorecente). A instalação foi feita Há + - 16 anos. O sistema é monofásico 110v. Estou pensando em mudar a fiação para 2,5 com retorno de 1,5 e manter 6mm2 para o chuveiro. O que você acha? O aterramento é no próprio padrão. Meu e-mai é mendesss58@gmail.com se preferir enviar a resposta por ele. Obrigado!

    Urlen

    ResponderExcluir
  29. Olá! Não estou conseguindo achar na NORMA se há uma quantidade máxima de lâmpadas para um circuito. Alguém sabe me informar? Tenho um circuito com 33 lâmpadas, mas serão todas em led, a corrente nominal será de 1,25A, posso colocar todas no mesmo disjuntor ou preciso separar?

    ResponderExcluir
  30. Bom dia!!!minha casa é bem antiga,os condutores do medidor,tanto o de entrada quanto o de saida é com condutor de 4mm rigído,queria saber se a posso colocar um condutor de 6mm partindo da saida pro meu disjuntor geral? Grato

    ResponderExcluir
  31. Bom dia!!!minha casa é bem antiga,os condutores do medidor,tanto o de entrada quanto o de saida é com condutor de 4mm rigído,queria saber se a posso colocar um condutor de 6mm partindo da saida pro meu disjuntor geral? Grato

    ResponderExcluir
  32. Boa noite!
    gostaria de saber, pq quando eu ligo a geladeira na tomada a luz da casa acaba..

    ResponderExcluir
  33. Ex:Possuo 4 casas...e pretendo fazer instalaçao elétrica, prometendo que dimensionar o barramento pra fazer a distribuição para as casas..como posso fazer o dimensionamento para 4 padrões bifasico?

    ResponderExcluir
  34. Ex:Possuo 4 casas...e pretendo fazer instalaçao elétrica, prometendo que dimensionar o barramento pra fazer a distribuição para as casas..como posso fazer o dimensionamento para 4 padrões bifasico?

    ResponderExcluir
  35. ola tenho uma bomba de fluido pois gostaria de saber com faço para por um intertravamento para que a mesma nao funcione sem fluido ,ou desligar quando em funcionamento pegar ar ou faltar o fluido tudo isso contando um tempo,sem sensor no tanque

    ResponderExcluir
  36. Ola Renato, tudo bem ?

    Tenho um chuveiro, hydra fit eletronica, ele estava funcionando normalmente, derrepente a resistencia queimou... Troquei mas o chuveiro não esquenta. Levei até a autorizada e fui informado que o chuveiro foi consertado e o tecnico testou na minha frente. No entanto, em casa o chuveiro não esqueta. Ja verifiquei os fios, fase e neutro. Liguei pro tecnico e o mesmo me informou que pode esta havendo fuga de energia e que deve ser problema no retorno.

    Como resolver isso ? è possivel o chuveiro funcionar e da problema na rede eletrica assim ?

    Desde já agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  37. Boa Tarde!

    Um eletricista de baixa tensão 110,220,380 volts, numa empresa pode trabalhar sozinho!? Estou na duvida porque sei que em alta tensão não pode. Tem isso em alguma norma, etc.

    ResponderExcluir
  38. esta em casa ontem e a luz apagou, do nada... pensei q tinha acabado a luz, mas fui ver na CD e tinha tensao chegando... fui com uma chave teste verificar as tomas e os soquetes das lampadas, tenho tensao nos dois polos... tanto nas tomas qnto nos soques ( mesmo ligando e desligando o interruptor a tensao permanece ) oq pode ser ?? curto na fiação ?? .... para n ficar sem luz na minha casa, pedi ao meu vizinho uma extensão, liguei na minha tomada, e a luz voltou.. esta funcionando normalmente, mas como pode, se por a causo estiver em curto a fiação da minha casa ??? preciso de ajuda URGENTE

    ResponderExcluir
  39. Bom dia. Fiz uma adaptação na minha casa, onde a cozinha ficou num ponto onde há apenas uma tomada e distante dos eletrodomesticos.
    Tenho a possibilidade de alimentar algumas "novas" tomadas, fazendo um jump de uma tomada existente no cômodo ao lado.
    Sei qque não é o correto, mas de que forma deveria fazer isso?

    ResponderExcluir
  40. ola estou com ventilador que esta desarmando o disjuntor toda vez que ligo ele ... obs só desarma com esse ventilador gostaria de saber quais são os possiveis motivo disso esta acontecendo?????

    ResponderExcluir
  41. Bom dia. Estou a tratar de passar um contador da edp do interior de uma habitação para o exterior e tive que colocar a portinhola P100 juntamente com o porta fusiveis, só que agora não sei qual a amperagen do fusiveis a colocar. A potência contratada é 3,45. Consegue ajudar?

    ResponderExcluir
  42. Olá,na minha residencia tem 2 chuveiros elétricos o da suite estava ligando sem a correte da água.Comprei outro e o problema persiste o que será?

    ResponderExcluir
  43. Boa Tarde
    Eu fiz uma instalação eléctrica com 4 pontos de luz e dois interruptores, o problema e coordenar os interruptores, por vezes quando eu acendo de um dos lados no outro lado o interruptor não apaga, gostaria de saber se me podem ajudar a coordenar isto.
    Cump.

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde estou na duvida
    o que ocasiona o ruído ou som nos Cabos elétricos de baixa tensão vindo do QGBT.

    ResponderExcluir
  45. Gostaria de saber se é possível libera energia de uma bateria de celular através de programação computacional ?

    Se sim ,como?

    ResponderExcluir
  46. Olá.
    Estou com dúvida referente a seção do condutor.
    O condutor que sai do ramal da concessionária até o disjuntor do medidor tem uma secao de 10mm. Posso colocar um condutor de 16mm da saída do disjuntor do relógio até o disjuntor Geral do qdc, a distacia do relógio até o qdc e de 6 metros.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  47. Olá.
    Estou com dúvida referente a seção do condutor.
    O condutor que sai do ramal da concessionária até o disjuntor do medidor tem uma secao de 10mm. Posso colocar um condutor de 16mm da saída do disjuntor do relógio até o disjuntor Geral do qdc, a distacia do relógio até o qdc e de 6 metros.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  48. Uma alimentação de 24 volts c continua se ligar numa contatora de 24 volts c alternada,chega queimar a bobina do contator ou não

    ResponderExcluir
  49. Uma alimentação de 24 volts c continua se ligar numa contatora de 24 volts c alternada,chega queimar a bobina do contator ou não

    ResponderExcluir
  50. BOA TARDE AMIGO
    ESTOU PRECISANDO DA SUA AJUDA,DENTRO DO SEU CONHECIMENTO, E TÊCNICO
    TENHO UM MOTOR TRIFASICO, DE 220VCA. GOSTARIA DE LIGAR EM UMA CHAVE PARTIDA ESTRELA TRIANGULO NA TENSÃO DE LINHA DE 380 VCA
    QUAL SERIA O ESQUEMA, DE FECHAMENTO QUE EU USARIA NA CHAVE. PODERIA ENVIAR ESTE ESQUEMA DE POTÊNCIA PARA MIM
    ESTOU AGUARDANDO SUA RESPOSTA, O MAIS MEU MUITO OBRIGADO, PELA SUA TENÇÃO

    ResponderExcluir
  51. Boa noite!
    Gostaria de saber sobre a bitola de fio.
    Vou iniciar uma instalação e o vendedor me vendeu fio flexível de 4mm para neutro/fase e fio 2,5mm para tomadas e lampadas, sendo que o banheiro e a cozinha irei colocar fios 4mm. Gostaria de saber se para uma instalacao simples que quase nao usa nem chuveiro, se está correto ou precisa de uma bitola maior. Onde moro rede é de 220v

    ResponderExcluir
  52. boa tarde, gostaria de tirar uma duvida de um projeto meu de um gerador de energia.
    fiz uma roda d´agua e acoplei um eixo com um polia para girar um alternador e carregar uma bateria. até ai tudo bem. na bateria coloquei um inversor de tensão 12v / 110v com 1000w de potencia. pra maioria dos equipamentos funciona. mais pra motores nem todos, por causa do pico de partida. o motor em questão que queria fazer funcionar é de 1 cv e consome uns 800w em funcionamento.
    minha duvida é: é possível por um capacitor para dar partida no motor e fazer meu inversor alimenta-lo normalmente após isso(800w)?? se possivel qual capacitor usar?

    ResponderExcluir
  53. BOM DIA ,GOSTARIA DE SABER SE POSSO LIGAR MINHA TORNEIRA ELETRICA DIRETO NOS FIOS PARALELOS???? BEM ONDE VOU COLOCAR TEM UMA TOMADA ,MAS OS FIOS Q PASSAM LA SÃO OS PARALELOS!!

    ResponderExcluir
  54. ola eu gostaria de saber sobre o meu carro ele nao esta saindo sentelha nos cabos de velas e eu ja troquei a bobina e nao adiantou ele é um golf gti 2.0 94

    ResponderExcluir
  55. Olá ! Sou eletricista e técnico em eletroeletrônica, posso montar meu padrão de entrada e assinar ?

    ResponderExcluir
  56. Olá ! Sou eletricista e técnico em eletroeletrônica, posso montar meu padrão de entrada e assinar ?

    ResponderExcluir
  57. Olá ! Sou eletricista e técnico em eletroeletrônica, posso montar meu padrão de entrada e assinar ?

    ResponderExcluir
  58. Estou com um problema no meu trabalho,é um armazém que contem 10 refletores dividido eles em 3 circuitos,com disjuntores de 16 amperes,medi a corrente e nao chega nem 10 amper,mais esta queimando rapido os reatores. Só o reator que queima? Oqe sera que é,vcs podem ajudar?

    ResponderExcluir
  59. Bom dia, tenho uma casa na frente e outra no fundo só que a rede da casa do fundo está ligado no fil do chuveiro sera que isso fez a minha conta de luz aumentar tanto que por estar na ligação do chuveiro?

    ResponderExcluir
  60. Bom dia, tenho uma casa na frente e outra no fundo só que a rede da casa do fundo está ligado no fil do chuveiro sera que isso fez a minha conta de luz aumentar tanto que por estar na ligação do chuveiro?

    ResponderExcluir
  61. Moro em uma casa de quatro cômodos com 4 lâmpadas, 4 tomadas e 1 chuveiro. A rede elétrica é retirada da casa da frente, passando por fios de 6mm que chega até ao disjuntor. (Reconheço que não é a situação ideal).
    Toda a vez que ligo o chuveiro, o fio próximo ao disjuntor apresenta odor e aspecto de queima. Tenho a impressão que seja o disjuntor e vou troca-lo para fazer um teste e gostaria de saber qual seria a amperagem do disjuntor que deveria comprar. Para 4 lâmpadas, 4 tomadas e 1 chuveiro.

    ResponderExcluir
  62. Gostaria de identificar peças de um quadro de energia teria um site ou algo do tipo onde posso identificar todas as peças do quadro obrigado

    ResponderExcluir
  63. Lâmpadas LED. Em ambiente com oscilação constante de energia. A led resiste melhor que a Fluorescente? ou é a mesma coisa?

    ResponderExcluir
  64. Bom dia! Gostaria de saber se posso substituir um inversor CFW09 por um CFW500 ou CFW700. Preciso controlar um motor de 60CV WEG 1750RPM 60Hz com velocidade constante e torque variável e controle de inversão de sentido de rotação. Qual se comportaria melhor?

    ResponderExcluir
  65. Boa tarde!
    Meu chuveiro está desligando o dijuntor geral.
    Sendo que o dijuntor do chuveiro não desliga será que ele está ruim?
    Gostaria de saber qual a bitola de fio devo utilizar para trazer a energia para o quadro de disjuntores

    O total da casa fixa ente
    106wa de potência geral

    ResponderExcluir
  66. Foi instalado um motor trifasico no portao e de vez em quando, quando a botoeira e acionada o monitor onde aparece as cameras do CFTV da uma piscada, como resolver se as tres fases estao sendo usada

    ResponderExcluir
  67. No cálculo de iluminação devo fazer a conta com a potência equivalente ou com a potência que a lâmpada é? Por exemplo se tenho uma área que pegue uma lâmpada de 100V mesmo que uso fluorescente devo colocar os 100 ou os 25W?

    ResponderExcluir
  68. boa tarde!

    Em algumas redes da CEMIG, na conta de energia vem classificada como residencial monofásica, porem a tensão de nominal de fornecimento vem indicando 127/220V, como isso? Não deveria ser apenas uma tensão, tendo em vista que existe apenas uma fase?

    ResponderExcluir
  69. Eletricista Residencial
    Chame um eletricista residencial para a manutenção da rede elétrica da sua casa, na Mix House ABC você encontra grandes profissionais para te auxilia


    http://www.mixhouseabc.com.br/2016/07/eletricista-residencial_27.html



    aproveite e veja meu site de vendas

    http://www.mixhouseabc.com.br/

    ResponderExcluir
  70. Eletricista Residencial
    Chame um eletricista residencial para a manutenção da rede elétrica da sua casa, na Mix House ABC você encontra grandes profissionais para te auxilia


    http://www.mixhouseabc.com.br/2016/07/eletricista-residencial_27.html



    aproveite e veja meu site de vendas

    http://www.mixhouseabc.com.br/

    ResponderExcluir
  71. bom dia! tenho uma instalacao 110v bifasica , precisei transformar duas tomadas em 220v assim, apenas instalei mais um disjuntor e puxei a fase ate as domadas que ja tinha 110v instalado. Porem uma das tomadas passa energia mas nao faz funcionar os equipamentos( forno,gril,torradeira etc) o que poderia ser? bitola do fio, distancia da tomada ou o que? desde ja agradeco a ajuda! obrigado

    ResponderExcluir
  72. Boa noite. Existe algum aparelho que permita medir a eletricidade gasta por exemplo num dos pisos da casa? De modo a diferenciar os consumos dos dois pisos? Obrigado.

    ResponderExcluir
  73. Boa noite pessoal alguém pode me ajudar nesse exercicio da faculdade?

    1)Elaborar circuito de acionamento conforme sequência operacional:
    Ao pulsar B1 entrarar o motor M1 após 20 segundos entrará o motor m2 permanecendo ambos por mais 30 segundos após esse tempo M1 será desligado m2 permanecerá por tempo indeterminado ou seja até que o circuito ser desligado.

    Desde obrigado

    ResponderExcluir
  74. Bom dia, estou com um problema estranho, tenho 2 nobreaks, um 220 e outro 127 V, quando a energia oscila os dois desarmam na hora, o estranho é que quando eu desarmo e rearmo o disjuntor acontece o mesmo, o que poderia ser?

    ResponderExcluir
  75. Bom dia
    A instalação da minha casa é trifase porem uma das fases esta sem corrente da rua posso considerar este problema sendo deretamente relacionada a concessionaria de energia? Obrigado

    ResponderExcluir
  76. Preciso ligar meu ar condicionado novo na tomada do ar antigo, existe algum adaptador ou terei q trocar a tomada de parede

    ResponderExcluir
  77. Boa tarde! no meu apartamento há um quadro que possui um disjuntor principal e outros menores para cada circuito existente (tomadas, luzes, maq.lavar,máq.lavalouças, geladeira, etc). De repente o disjuntor principal desarmou. Quando vc o rearma ele cai. Desarmei todos os outros disjuntores. Ele arma e apos 1 min cai sózinho. Como pode? se os outros estão desligados? Fui até o quadro do prédio onde há um disjuntor que leva a energia para o meu quadro do apto. Tudo normal e disjuntor armado. Em outra tentativa o disjuntor principal do apto arma e fica.Ligo o disjuntor da sala, ficou aramdo, ligo a luz, cai. Armo e desligo a sala, armo a cozinha, ligo a luz e cai, assim por diante em todos os ambientes. Faz idéia do que está havendo? Grato.

    ResponderExcluir
  78. Minha casa tá sem luz em alguns cômodos

    ResponderExcluir
  79. Minha casa tá sem luz em alguns cômodos

    ResponderExcluir
  80. Boa tarde,
    Poderia me esclarecer uma dúvida?
    Tenho dois chuveiros em casa, ambos ligados individualmente em disjuntores bipolar da marca JNG de 32c, (cada chuveiro está ligado em um disjuntor)acontece que as vezes quando estou usando o chuveiro desarma o disjuntor geral da casa que é da marca JNG de 50c e não consigo ligar os dois chuveiros ao mesmo tempo que desarma o geral no mesmo instante.
    Minha dúvida é, não deveria desarmar o disjuntor do chuveiro (ou dos chuveiros quando tento usar ao mesmo tempo) e não o geral da casa? Devo trocar o disjuntor geral da casa de 50c por um mais forte?
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  81. tenho uma bomba centrifuga de 3 cv 2" 220v 60 hz monofásica ela fica a uma distancia de 100 mt do poste da rede, puxei uma ligação do poste com 4mm individuais e ao ligar esquentou um pouco e a energia de casa oscilou, estou querendo saber se este fio é o ideal e se naõ for qual vc me indicaria para sanar este problema, att gilson meu email e´cbgilsonfs2005@hotmail.com

    ResponderExcluir
  82. a energia em minha residência e 220 v 60hz,eu tenho uma motobomba de 3 cv monofásica, ela fica a 100 mt do poste da rede publica no corpo da bomba diz T3 DEVE SER LIGADO A T2 E T1 E T4 SAIDA EM 220V PUXEI A FIAÇÃO COM 10 mm, gostaria de saber se este fio e o indicado e se e normal esquentar o fio um pouco, gostaria de seus conselhos e orientações att gilson meu email e cbgilsonfs2005@hotmail.com

    ResponderExcluir
  83. Boa tarde!
    Tenho, na pia do meu banheiro, instalado o aquecedor elétrico versátil da lorenzetti 110w e junto a ducha higiênica. As conexões são simples assim como seu mecanismo de funcionamento. O monocomando da pia funciona perfeitamente: água fria e os 2 níveis de quente. Porém a ducha higiênica não funciona água quente. Verifiquei todas as conexões, fluxo de água, pressão e não descubro o que é. Toda vez que fecho o registro para nova análise e religo, o primeiro jato obedece à opção de quente escolhida da ducha, mas logo nos próximos jatos só água fria. Consigo obter alguma sugestão técnica?

    ResponderExcluir
  84. Amigo, podes me tirar uma dúvida? Num chuveiro 220 montado com dois disjuntores, um para cada fase (110 + 110) sem neutro, o que acontece se cair uma das chaves apenas? Há risco de choque na água? Ele apenas desliga? Ele fica mais fraco? Sem terra. Agradeço se puder retornar.

    ResponderExcluir
  85. Bom dia queria tira uma dúvida sobre DR. Aqui em casa coloquei um e liguei ele com fio positivo e terra mas não passei o terra pelas tonadas então interligue com o neutro funciona normalmento desativa tanto entrado em curto como em fuga mas após alguns dias para de funciona gostaria de saber se tem alguma expliçao para isso?

    ResponderExcluir
  86. Bom dia, estou fazendo o projeto de elétrico na minha casa e estou com algumas dúvidas:

    Na cozinha pela norma devo colocar 3 tomadas TUG 600w cada e o restante 100w cada e devo fazer uma TUE para a torneira elétrica.

    Para geladeira, micro-ondas, forno, fritadeira elétrica, devo fazer tomadas TUE com um circuito independentes para esses produtos? Se sim posso colocar os 4 produtos no mesmo circuito ou devo dividi los?

    Na parte da potencia da iluminação devo somar as potencias do comodo pelo led,
    EX: 25w ou o comum 100w?

    Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  87. Estou pensando com comprar um DPS AntiRaio e tenho uma grande duvida, no disjuntor do meu poste, existem 2 fios que vem para dentro de casa, cada um deles possuem uma Fase de 110v ou seja (fase-fase 220v) gostaria de saber, se nesse caso, o DPS mais recomendado é o Monofásico ou o Bifásico ?

    ResponderExcluir
  88. preciso instalar 20 lâmpadas e vinte e duas tomadas em uma residência mas não sei como fazer os cálculos para saber qual fios e disjuntores devo usar geral e Distribuição você poderia me ajudar? as tomadas são de uso geral não tem nenhuma específica a tensão é 220 volts monofásica dois fios fase e neutro

    ResponderExcluir
  89. gostaria de saber, qual cabo recomendado para alimentação de trafo 10 kva trifasico 440\220v a 100 metros de distancia ?

    ResponderExcluir
  90. boa noite !! tenho a seguinte duvida,como faço pra instalar um dimmer em uma lampada instalada em paralelo ? meu dimmer tem apenas dois fios ,faze e neutro ! eu instalo na entrada principal ou no retorno da lampada?

    ResponderExcluir
  91. Boa tarde. minha dúvida é a seguinte: Instalei um DR no meu quadro elétrico de minha residência. Como teste para verificar o funcionamento do DR eu fiz uma ligação entre uma haste de aterramento do quintal e o lado positivo de uma tomada da casa. O DR desarmou normalmente. Fiz outro teste simulando um choque elétrico: peguei um cabo elétrico de 2,5 mm, com 2 metros de comprimento e coloquei a ponta na tomada, na fase. Com a outra ponta eu toquei no piso da casa e o DR não desarma. Eu gostaria de saber por que não funciona, já que o fio faz a mesma coisa que uma pessoa que locasse o dedo na tomada.

    ResponderExcluir
  92. Ao ter um alimentador AC/DC IMPUT~ 100~240v 50/60HZ max.0.35A 
    OUTPUT 12v 1.1A com cerca de 1 metro de cabo até ao equimamento (video porteiro) Ao alterar o comprimento de 1 metro para 10 metros pode existir variação nas características do alimentador? Em caso que sim o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  93. Bom dia, gostaria de saber se posso ligar a saida de um rele de estado solido em um led 220v. Porque fiz um teste e o led continua acesso mesmo quando paro de mandar uma tensão de 12v na entrada ( o led continua acesso com uma luminosidade menor ). Porque o led não apaga ? Obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  94. Olá bom dia . estou com a cabeça fervendo com esse problema. em minha casa tem 2 banheiros estavam os 2 chuveiros ligados no quente e derrepente td desligou e vimos do lado de fora onde passa a fiação com muita fumaça mas não vimos fogo. fomo no disjuntor pra ver se havia desarmado mas não. ai desligamos e ligamos de novo mas a energia não voltou. o que pode ter acontecido? sera que queimou os meus eletrodomesticos? estou muito preocupada

    ResponderExcluir
  95. existe algum esquema eletrico para essa situação;01casa no terreo,com outra em cima , e 01 caixa d'agua para as duas,01 bomba d'agua.E a ligação eletrica dessa Bomba ser feita pelas duas casas manualmente e individualmente. Porém que as duas não possam ligar ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  96. tenho 12 pcs em uma sala ligados com disjuntores nema preto de 32 A ...e nunca cairam ....quando troquei para os din 20A curva C alguns começãram a cai ao ligar porque?

    ResponderExcluir
  97. tenho 12 pcs em uma sala ligados com disjuntores nema preto de 32 A ...e nunca cairam ....quando troquei para os din 20A curva C alguns começãram a cai ao ligar porque? por favor me ajude jardim.etb@gmail.com

    ResponderExcluir
  98. Se eu tenho varias lampadas tubular fluorescente ligadas em paralelo,é possivel substituir apenas uma por LED ou preciso trocar todas?

    ResponderExcluir
  99. Prezado, aqui em casa eu tenho um teste 110/220 comum, com 2 hastes, é só colocar as duas na tomada e uma luz acende indicando a voltagem.. é preciso colocar as duas hastes para funcionar.. funciona assim em todas as tomadas..

    .. exceto uma..

    Tem uma tomada na minha casa (na verdade apenas o buraco na parede com 2 fios para instalar a tomada, eu recém aluguei o apto), quando eu coloco o teste em apenas um dos lados (um dos fios), ele acende bem fraquinho.. quando eu coloco a outra haste no outro fio, aí acende normal..

    Você sabe me dizer porque isso acontece? Será que terei problemas com essa tomada?

    ResponderExcluir
  100. bom dia, tenho um transformador de uso domestico de 1500va 110v/220, utilizo para ligar um ar condicionado split inverter 220v(950w).
    duvida: o transformador tambem consome energia somado ao ar ou pago só o consumo do ar???

    ResponderExcluir
  101. achei uma rede 220v para instalar uma tomada,até ai ok instalei e testei com multimetro ok 220v, porem quando pluguei o equipamento no caso um frezer, esta não funcionou
    testando a tomada isolada consta 220v, agora testando a tomada plugada com o frezzer consta no maximo 49v. pode me esclarecer, obrigado

    ResponderExcluir
  102. em 1 quiosque Vou colocar 9 lâmp e 6 tomadas Ñ vai ter torneira elétrica nem chuveiro.Usei fio 1,5 para lâmp e 2,5 p tomadas, vou puxar um fio mais grosso, 4ou6 mm direto da rede q sai do contador e pretendo colocar 1 disjuntor na entrada do quiosqu para ligar e desligar a rede qd necessário. Minhas dúvidas: Os fios 1,5 para lâmpadas e 2,5 para tomadas são o suficiente? O fio de 4 ou 6 mm para fazer a rede do contador até o quiosque é o suficiente?, mais ou menos 6 metro de distância. Qual disjuntor usar para colocar na entrada do quiosque? 30A ou 50A?

    ResponderExcluir
  103. OLá Dr. ! Pergunta simples para seu grande conhecimento. Tenho um chuveiro turbo jet da Lorenzetti, instalei com conector de porcelana de 50amperes 220V pois a fiação atual não permite emenda ou cone de enlace. Minha duvida surgiu pois o chuveiro não esquenta tanto quanto eu gostaria, e vendo mesmo chuveiro em outra residencia, mas com emenda direta, este esquenta muito. A duvida seria, esse conector ele também interfere na energia que chega ao chuveiro ?

    ResponderExcluir
  104. Preciso ligar 4 par, isso da 8 lâmpadas fluorescentes tubular grande de 40w cada a distância das lâmpadas até o disjuntor é de 23 mts, que disjuntor posso usar?

    ResponderExcluir
  105. Olá queria saber na minha casa queimou um um liquidificador e na outra semana um radio e queimou lâmpada oque será que aconteceu a rede é 110 VTs

    ResponderExcluir
  106. Secador De Cabelo Taiff Rs5 1900watts - Voltagem 127volts
    a resistencia queimou coloquei em uma tomada sem saber q era 220 tem como concertar e muda-lo para 220?
    obrigada

    ResponderExcluir
  107. Tenho am maquina de fazer açaí expresso, ela é monofásica 220v. Posso ligar ela em minha casa e colocá-la pra funcionar usando um transformador na tomada de 15000va de 220/110? A minha casa a energia é 110v e a fiação da tomada é a normal:2,5mm.

    ResponderExcluir
  108. Boa noite , por gentileza tirem uma dúvida , a minha luz veio 770 e costumo pagar 70.00.
    Minha caixinha de luz é agrupada com mais duas , uma das caixinhas de luz está desativada, pois levaram o relógio e ficou só os fios, aí a dona dessa caixinha ligou a rede dela em outra rede e não desativou a rede velha.A energia voltava até o neutro da caixinha desativada.Como as caixinhas são juntas acho que a energia estava consumindo dos dois relógios próximos .
    Alguém pode me informar se isso pode acontecer de puxar energia dos dois relógios visto que os dois estae consumindo muito?

    ResponderExcluir
  109. Boa tarde
    Minha dúvida seria em relação ao chuveiro
    Posso ligar o chuveiro direto do Dijuntor da caixa padrão e usar outro Dijuntor pro chuveiro
    A rede é 110v
    Utilizaria cabo 10mm e um Dijuntor 50Ampére

    ResponderExcluir
  110. Bom dia preciso instalar 5 chuveiros de 5500w 220v cada em um container posso usar 5 dijuntores bipolar de c40 1 bipolar geral c100 janpiamento seção 25mm fios para o chuveiro 6mm . obrigado

    ResponderExcluir
  111. Boa noite. Eu posso usar um sensor de presença desse tradicional para acionar uma contatora e os contatos de força da contatora fecharem e acionar um ar condicionado Nao vejo muita gente falando sobre esse tipo de instalação e aparentemente não me parece inadequada, pois não sobrecarregará o sensor.

    ResponderExcluir
  112. Boa noite! Preciso instalar um forno e fogão embutidos, mas as tomadas ficam bem atrás do forno. Gostaria de saber se tem algum problema as tomadas ficarem quase encostadas. Tem alguma distância que devo respeitar?

    ResponderExcluir
  113. Num condutor tem 4 fios 6m separados, mais quando um é ligado em uma faze do disjuntor do relógio os demais aparece com energia. O que pode estar acontecendo?

    ResponderExcluir
  114. Comprei umas TV e todas as vezes q ligamos meu fogão elétrico e dispara a carga da geladeira no há TV se apaga

    ResponderExcluir
  115. Descobri um fio, fase, que saia do quadro de distribuição, e alimentava as tomadas da cozinha. Este fio , com tudo desligado, dava 14 ampére . Troquei a alimentação, e zerou a medição. Quanto deveria ser o gasto de energia ?

    ResponderExcluir
  116. A chave geral cai sempre que a chave das tomadas está ligado o que é preciso fazer ?

    ResponderExcluir
  117. Meu cachorro comeu os fios da minha bomba de piscina intex de 6 mil litro.
    So que os fios da bomba são tres fios .sendo q um marrom u azul e outro verde.
    Como faço para ligar em uma tomada de dois pinos

    ResponderExcluir
  118. Oi entendo um pouco eletricidade, mais não tenho curso, minha dúvida é de eu fazer um curso de nr10 básico com certificado de 40hras ,posso ser contratado por algumas empresas e atuar com eletricista .

    ResponderExcluir
  119. Posso trocar a tomada de 10A pra uma de 20A pra ligar meu micro ondas?
    Ligado Com o adaptador ele da uns estalos q sai até fogo, pode acontecer a mesma coisa se eu trocar a tomada?

    ResponderExcluir
  120. Posso fazer uso de um chuveiro de 220v - 4400w - 20A sendo meu disjuntor de onde moro de 30?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  121. Ola, recentemente trocamos um transformador a óleo de 750 kva, por um de mesma potência porém a seco minha dúvida é saber por que ao fazer religamento ela não segura passando a ficar direto pelo transformador.minha única solução foi desativar o relé.

    ResponderExcluir
  122. Ops, as subestação não segura pela consercionaria, lá é de 13.800volts

    ResponderExcluir
  123. Olá, estou comprando algumas máquinas para oficina e a rede é monofásica 220v, só que daqui a um tempo estou pensando em mudar a rede pra trifásica. O que precisaria fazer para que as máquinas deem certo? Ou não tem como fazer isso?

    ResponderExcluir
  124. Olá ,tenho uma dúvida. Sai do estado do RS que é 110 e vim para SC morar em um condomínio que é 220 monofásico. Vendi meus Eletros e fiquei somente com minha máquina de lavar e secar LG por ser nova ,trouxe um transformador de 3000va.ate onde tenho se informação os disjuntores são de 20 amper,e os.fios 2,5 parece . Minha dúvida é,posso usar ela com transformador tranquilo ? Sem que haja problemas na rede elétrica ? Tipo cair djuntor,da apagão no condomínio todo ? Há riscos ? Penso em quando ligar ela ,não ligar nada mais. Os outro Eletros estou comprando tudo 220 e quando ela estiver trabalhando somente a geladeira ficará funcionando ,não penso em ligar outras coisas ,tipo chuveiro ou micro ,quando ela estiver trabalhando . Só quero ter certeza que não há riscos ,para eu ligar ela ,pois nunca morei em ap.

    ResponderExcluir
  125. Opa, pessoal! Comprei um ventilador da Ventisol para instalar na sala. Acontece que o ventilador ficará em um local onde existe um interruptor triplo (luz do hall, da sala e da varanda). Mas só a luz do hall é paralela, por consigo ligá-la em dois pontos diferentes. Já a da varanda e da sala, só em um interruptor. Junto com o ventilador veio um interruptor simples já com o capacitor (mas não poderei usá-lo). Então comprei um interruptor three way (mas não vem com capacitor) com três luzes + ventilador. Hoje tentei ligá-lo como mostra a embalagem dele, mas só a luz do hall acendeu. A da sala e a da varanda nem deram sinal de vida. Alguém saberia me dizer o que há? Agradeço!

    ResponderExcluir
  126. Bom dia tenho dois padrões monofásicos 127v um com fase A e o outro fase B preciso de um circuito 220v . Quero saber se a carga consumida no circuito 220v passará pelo medidor ?

    ResponderExcluir
  127. Tenho Cooktop que usa um.disjuntor de 60a, comprei um forno elétrico que no manual fala pra usar um disjuntor de 20a,posso usar o mesmo disjuntor do Cooktop?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  128. Tenho Cooktop que usa um.disjuntor de 60a, comprei um forno elétrico que no manual fala pra usar um disjuntor de 20a,posso usar o mesmo disjuntor do Cooktop?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  129. Olá
    Gostaria de uma ajuda
    Preciso instalar um cabo de entrada para minha residência. Sendo que na casa tem: 2 geladeircas,1 frizer,10 lâmpadas 2 ar condicionado de 10 mil, maquina de lavar, microondas e 1 chuveiro elétrico. Estava pensando em usar cabo de 10mm,mas já que o poste fica um pouco distante é melhor usar de 16mm?
    Se eu usar cabo 16mm,posso usar o neutro 10mm?

    ResponderExcluir
  130. Amigo, eu tenho um chuveiro elétrico blindado Hydra. E do nada o mesmo parou de esquentar e o disjuntor ficou desarmando o tempo todo o DR. Eu inverti fase e neutro na tomada e ele ficou quente no máximo o tempo todo, mesmo estando no frio. Eu sei que a resistência não está queimada. O que eu posso fazer?

    ResponderExcluir
  131. Boa tarde, alguém ne dá uma luz, por favor. Mudei de apt e minha geladeira só consegue ficar num determinado local por conta da existência de armários, e vom isso o fio não alcançou a tomada. Deu uma diferença de 23 cm. Como eu posso resolver? É seguro fazer uma puxada de fio dessa caixa (tomada)? Agradeço demais a ajuda!!

    ResponderExcluir
  132. Olá, será podem tirar uma dúvida por favor?
    Eu tive um problema com o Dr no meu apartamento, um eletricista aqui do condôminio fez uma ligação direta até eu comprar um novo Dr, isso faz uns 3 meses e venho percebendo que a minha conta aumentou muito, mesmo economizando no que posso. A minha pergunta é: será que é por causa dessa ligação direta que está acontecendo esse aumento de energia ou não tem nada haver com o fato?

    ResponderExcluir
  133. não há nada a ver com o fato da instalação do disjuntor DR

    ResponderExcluir
  134. Boa noite
    Tenho uma dúvida.
    Tenho um interruptor duplo e quero trocar por um interruptor simples com tomada como faço está ligação.
    Muito obrigado pela atenção

    ResponderExcluir
  135. Boa noite! gostaria de saber sua opinião sobre os fios e cabos da marca megatron são bons.

    ResponderExcluir
  136. Boa noite!
    Tenho um sítio e preciso levar a luz do poste do relógio que fica no portão até a casa. Qual fio devo usar ode 16mm ou 25mm? Os postes são de madeira. Obrigada

    ResponderExcluir
  137. Minha máquina de cortar vidro usa uma resistência de 15cm. Comprei uma de 200w mas ficou fraca, não encandeceu suficiente pra cortar. Vcs saberiam me dizer qual resistência devo usar?

    ResponderExcluir
  138. Minha sanduicheira queimou quando fui ligar deu um pipoco ai na hora todas as tomadas pararam de funcionar,alguns tem alguma solução pra mim ??

    ResponderExcluir
  139. Gostaria de saber se posso trocar um chuveiro elétrico por um eletrônico.
    Será necessário trocar a fiação? Uma vez trocado o chuveiro elétrico pelo eletrônico, a resistência queima facilmente?

    ResponderExcluir
  140. O capacitor de 20 uF (+-5%) 50-60 Hz - 25º + 85º c de 400 Vca serve pra ligar juntamente com um reator de 400w e uma lâmpada a vapor de mercúrio de 400w?

    ResponderExcluir
  141. Um sistema de fornecimento ininterrupto de energia elétrica (Nobreak) deve fornecer 12.000 W durante 4 horas em caso de falha total da rede elétrica. O banco de baterias desse sistema é composto apenas por baterias de 2,4 V e 50 Ah. Para o dimensionamento do banco de baterias, consideraram-se as baterias ideais, isto é, o tempo de descarregamento sendo inversamente proporcional à corrente, e desprezou-se qualquer tipo de perdas ou queda de tensão.

    Se a tensão do elo de corrente contínua do banco de baterias é igual a 120 V, então, a quantidade mínima de baterias que esse sistema deve possuir é
    Alternativas
    A
    50
    B
    100
    C
    300
    D
    400
    E
    1000
    aguem sabe responder e como chegou a essa conclusão..

    ResponderExcluir
  142. Boa noite

    Tenho uma pergunta,

    Eu posso fazer a instalação apenas da caixa do padrão da Cemig, é que não tenho como colocar o poste do padrão,

    Alguma se gestão??

    ResponderExcluir
  143. Boa tarde! Eu posso puxar um fio direto do relogio de rede para o chuveiro, a rede da casa não suporta o chuveiro, não esquenta a agua.

    ResponderExcluir
  144. Olá boa tarde tenho uma dúvida tenho um problema com as minhas geladeira tinha duas q não estavam pegando compramos um geladeira nova e ela também não está refrigerando e nem formando gelo porém não sabemos se problema na fiação da casa ou na geladeira pq o restante dos eletrodomésticos estão pegando normalmente

    ResponderExcluir
  145. Olá minha chacara tinha uma chave de 100a e trocaram por uma de 60a, agora meu poço trifásico não quer funcionar, pode ter haver ou não?

    ResponderExcluir
  146. Posso instalar un djuntor na minha inversora de solda.sen usar o fio terra da rede eletrica. Oque acontece

    ResponderExcluir
  147. Como saber se meu dijuntor do poste está queimado

    ResponderExcluir
  148. Boa noite, queria saber se alguém conhece algum jeito de ligar uma chave dimerizadora sem usar tensão 127/220, tipo usar uma tensão mais baixa, 12/24v pq onde a chave dimerizadora vai ficar, e um painel e não pode chegar tensão mais alta... Se alguém souber me avisa

    ResponderExcluir